sábado, 25 de junho de 2022

O que sou

 O que sou…já não dá 

 Para mudar…já só dá 

 Para limar,

 Algumas coisas…

 Subo a montanha com uma 

 Montanha às costas,

 Mas quando mais a subo… mais 

 A paisagem se vai tornando deslumbrante 

 Amarela, verde e azul pintada com tonalidades de branco. 

 Dizem que não à cume só à altitude…

 Aquilo que me faltará dizer outro (a) irá acrescentar mais qualquer coisa que traga ao que já foi dito

 Algo eloquente, fidedigno, prosaico, imaginativo…

 Que não acabe com nada mas que traga mais qualquer coisa que transforme palavras…

Dizeres, rimas, aforismos, frases com significado em alimento espiritual que engrandeça a nossa língua e a nossa maneira de viver e de sonhar…

Construindo estruturas sólidas de poesia e filosofia onde só havia vazio e sombras…

  

 

 

  

   

Doce juventude

                                                                               

                   

           Doce juventude jovial  


          Tu na tua juventude jovial espantas - me seres 

          Tão adulta…

          És um raio de Sol… 

          Na noite escura. 

                                                       

         A tua beleza encanta - me   

         Mesmo aqueles que já desistiram

         Do amor...

         Mas não se pode desistir do amor 

         Está na nossa natureza…

              

         Era o mesmo que a deusa Afrodite 

        Querer convencer as pessoas 

        Que não era Afrodite   

        Ou Vitória de Samotrácia querer esconder 

        Os panejamentos que cobriam o seu corpo. 

                                                             

       Os gregos entendiam a beleza 

       Queriam criar seres perfeitos 

       Obcecados pela proporção áurea

       Tudo tinha de estar no lugar certo sem defeitos,

       A Arte era criada para iluminar as pessoas por dentro 

       E estas sentiam - se a levitar no espaço... e davam vivas aos artistas 

      Por fazerem vibrar as suas almas por dentro. 

                                                          

      O que nos atraia a beleza

      O que une tudo o amor.


P. S -  Já escrevi mais duas palavras que formam a frase mas ainda não terminei  este  poema amanhã devo terminar. 


                                                                                 II 

                   

           Doce juventude jovial  


          Tu na tua juventude jovial espantas - me seres 

          Tão adulta…

          És um raio de Sol… 

          Na noite escura. 

                                                       

         A tua beleza encanta - me   

         Mesmo aqueles que já desistiram

         Do amor...

         Mas não se pode desistir do amor 

         Está na nossa natureza…

              

         Era o mesmo que a deusa Afrodite 

        Querer convencer as pessoas 

        Que não era Afrodite   

        Ou Vitória de Samotrácia querer esconder 

        Os panejamentos que cobriam o seu corpo. 

                                                             

       Os gregos entendiam a beleza 

       Queriam criar seres perfeitos 

       Obcecados pela proporção áurea

       Tudo tinha de estar no lugar certo sem defeitos,

       A Arte era criada para iluminar as pessoas por dentro 

       E estas sentiam - se a levitar no espaço... e davam vivas aos artistas 

      Por fazerem vibrar as suas almas por dentro. 

                                                          

      O que nos atraia a beleza

      O que une tudo o amor.


P. S -  Já escrevi mais duas palavras que formam a frase mas ainda não terminei  este  poema amanhã devo terminar. 


                                                                              III 

                                                                   

    Flores poéticas 

   

    O meu jardim contêm todas as flores 

    Que dão oportunidade para os meus poemas  

    Poderem florir, beleza, leveza 

    Cor, água,... paz interior.

                           

   De vez enquanto um pássaro colorido vem   

   Encantar - me com o seu sorriso 

   Na forma de um canto que tento decifrar 

   Mas parece que só quer alegrar o meu dia a dia... 


   O poeta sente que lhe falta mais um condimento 

   Para conseguir criar algo original 

   O quê? Uma amalgama de emoções, sentimentos, sobressaltos

   Encontros,  desencontros no fundo viver e ir aprendendo

   Que cada poema tem o seu tempo especifico  para se escrever ninguém consegue escrever o que não viveu. 

   Ninguém consegue escrever sem viver e ir aprendendo…com novas vivências 

    

   Escrever é preciso esperar pela inspiração

   É para amadores. 



P. S -  Já escrevi mais uma palavra que faz parte da frase neste caso é só um artigo. 


                                                                                IV

                                                             

          Venceremos juntos                                                                                

                                                          

          O Platão esteve preso numa caverna  

          Mas não estava só…havia outras pessoas

          Estava sentado no chão 

          À sua frente só via sombras... 


          O filosofo conseguiu libertar - se

          E fora do antro observou mais longe que

          Os seus companheiros,   

          Resolveu entrar na caverna contou o que viu 

          Os outros não acreditaram nele...e recusaram - se a sair  da gruta. 

         

          Este é o desígnio dos poetas ver mais longe 

          Contar o que viu...                               

          Misturar poesia com filosofia  

          O  futuro com o dia a dia...e apresentar tudo muito bem arrumado 

          Num papel de fundo claro. 

                                         

         Um dia será recompensado 

         E o mundo ficará pasmado com aquilo 

         Que ele viu…

         Escreveu… e partilhou…

 

         Na vida temos de ter um desígnio o  

         Meu é tentar ver mais longe sem repetir o que já foi escrito 

         O meu exercito são 22 letras que me acompanham à muito tempo não 

         O consigo abandonar...venceremos juntos…  


P.S - A frase está na lombada das quadras. 


                                                                                  I

                             

     Contemplação 

                                     

     Amor gentil para onde vais?

     Porque não me levas contigo no teu regaço 

     Procurei - te onde as nossas vidas se vão cruzando 

     Mas por enquanto não sei por onde andas...

                                                          

     A vontade de estar ao teu lado

     É tão forte como a gravidade que nos mantêm seguros... 

     gostava  de contemplar de perto o teu ser...  sem te perturbar... 

     Porque quem está apaixonado não deve só receber amor

    Tem de dar espaço à sua mais que tudo.  


    Ouvir a tua voz

    É como ouvir o rouxinol que canta pela primeira vez

    O seu belo canto...

    Encantando todos com a sua eloquência lírica. 

                                                         

   Roma nos seus tempos áureos com os seus palácios  

   Magníficos... estatuas, jardins, criatividade e conhecimento     

   Fica aquém da tua beleza tão bela,

  Os teus cabelos loiros nem Afrodite tinha quando entrou no                                                                       Olimpo... 

     

  É beleza pura difícil de explicar...  sei 

  Que não sou Adónis mas isso não me impede de gostar de alguém.        


   




sexta-feira, 24 de junho de 2022

Sonetos IV

               

     

                                                                                  IV

                                                             

          Venceremos juntos                                                                                

                                                          

          O Platão esteve preso numa caverna  

          Mas não estava só…havia outras pessoas

          Estava sentado no chão 

          À sua frente só via sombras... 


          O filosofo conseguiu libertar - se

          E fora do antro observou mais longe que

          Os seus companheiros,   

          Resolveu entrar na caverna contou o que viu 

          Os outros não acreditaram nele...e recusaram - se a sair  da gruta. 

         

          Este é o desígnio dos poetas ver mais longe 

          Contar o que viu...                               

          Misturar poesia com filosofia  

          O  futuro com o dia a dia...e apresentar tudo muito bem arrumado 

          Num papel de fundo claro. 

                                         

         Um dia será recompensado 

         E o mundo ficará pasmado com aquilo 

         Que ele viu…

         Escreveu… e partilhou…

 

         Na vida temos de ter um desígnio o  

         Meu é tentar ver mais longe sem repetir o que já foi escrito 

         O meu exercito são 22 letras que me acompanham à muito tempo não 

         O consigo abandonar...venceremos juntos…  


P.S - Ainda tenho de fazer alterações para a frase ter lógica, é só mudar a ordem dos sonetos e mudar algumas coisas nos sonetos uma palavra ou outra. 



quinta-feira, 23 de junho de 2022

Sonetos III

                   

                                                                                III 

                                                                   

    Flores poéticas 

   

    O meu jardim contêm todas as flores 

    Que dão oportunidade para os meus poemas  

    Poderem florir, beleza, leveza 

    Cor, água,... paz interior.

                           

   De vez enquanto um pássaro colorido vem   

   Encantar - me com o seu sorriso 

   Na forma de um canto que tento decifrar 

   Mas parece que só quer alegrar o meu dia a dia... 


   O poeta sente que lhe falta mais um condimento 

   Para conseguir criar algo original 

   O quê? Uma amalgama de emoções, sentimentos, sobressaltos

   Encontros,  desencontros no fundo viver e ir aprendendo

   Que cada poema tem o seu tempo especifico  para se escrever ninguém consegue escrever o que não viveu. 

   Ninguém consegue escrever sem viver e ir aprendendo…com novas vivências 

    

   Escrever é preciso esperar pela inspiração

   É para amadores. 



P. S -  Já escrevi mais uma palavra que faz parte da frase neste caso é só um artigo. 

                          

          



quarta-feira, 22 de junho de 2022

Sonetos II

                       



                                                                                 II 

                   

           Doce juventude jovial  


          Tu na tua juventude jovial espantas - me seres 

          Tão adulta…

          És um raio de Sol… 

          Na noite escura. 

                                                       

         A tua beleza encanta - me   

         Mesmo aqueles que já desistiram

         Do amor...

         Mas não se pode desistir do amor 

         Está na nossa natureza…

              

         Era o mesmo que a deusa Afrodite 

        Querer convencer as pessoas 

        Que não era Afrodite   

        Ou Vitória de Samotrácia querer esconder 

        Os panejamentos que cobriam o seu corpo. 

                                                             

       Os gregos entendiam a beleza 

       Queriam criar seres perfeitos 

       Obcecados pela proporção áurea

       Tudo tinha de estar no lugar certo sem defeitos,

       A Arte era criada para iluminar as pessoas por dentro 

       E estas sentiam - se a levitar no espaço... e davam vivas aos artistas 

      Por fazerem vibrar as suas almas por dentro. 

                                                          

      O que nos atraia a beleza

      O que une tudo o amor.


P. S -  Já escrevi mais duas palavras que formam a frase mas ainda não terminei  este  poema amanhã devo terminar. 

                      

                                                                     

 


 

terça-feira, 21 de junho de 2022

Sonetos

                                                                     

                                               

                                                                                I

                             

     Contemplação 

                                     

     Amor gentil para onde vais?

     Porque não me levas contigo no teu regaço 

     Procurei - te onde as nossas vidas se vão cruzando 

     Mas por enquanto não sei por onde andas...

                                                          

     A vontade de estar ao teu lado

     É tão forte como a gravidade que nos mantêm seguros... 

     gostava  de contemplar de perto o teu ser...  sem te perturbar... 

     Porque quem está apaixonado não deve só receber amor

    Tem de dar espaço à sua mais que tudo.  


    Ouvir a tua voz

    É como ouvir o rouxinol que canta pela primeira vez

    O seu belo canto...

    Encantando todos com a sua eloquência lírica. 

                                                         

   Roma nos seus tempos áureos com os seus palácios  

   Magníficos... estatuas, jardins, criatividade e conhecimento     

   Fica aquém da tua beleza tão bela,

  Os teus cabelos loiros nem Afrodite tinha quando entrou no                                                                       Olimpo... 

     

  É beleza pura difícil de explicar...  sei 

  Que não sou Adónis mas isso não me impede de gostar de alguém.                                         

                                                            

                                                                     

sábado, 18 de junho de 2022

Aforismo II

                                                                                      I


Se tens os sonhos no sitio certo 

E são mesmo teus... 

Não estejas sempre a pensar neles 

Eles precisam de espaço para se materializarem,

Se pensares demais neles estes paralisam. 


                                                                                    II


O bem e o mal 

Habitam a nossa alma...

Cabe a cada um de nós 

Calar o mal e deixar o bem desabrochar...dai só poderão nascer boas coisas.

            

                                                                                    III


Existem momentos muito felizes na nossa vida 

Momentos tristes... 

E alturas intermédias, 

É nesses momentos que temos de concretizar os nossos sonhos 

E alcançar a felicidade. 


                                                                                     IV 


Não julgues as pessoas sem as conhecer 

Quando alguém não está bem alguma coisa lhe fizeram, 

O teu silencio nesse momento é de prata,  

Uma palavra de encorajamento e simpatia para essa pessoa vale ouro. 


                                                                                       


Ainda tens ...

  Ainda tens … Não estás sozinho nesta vida Não tens que subir a montanha sozinho Podes entrar na porta dos teus sonhos E não deslizares par...